JUSTIFICATIVA
O projeto “Brincando no mundo da Literatura” tem por
objetivo auxiliar o trabalho dos professores em sala de aula de maneira lúdica
e prazerosa, no sentido de despertá-los para novas técnicas em relação ao
processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando – os a uma prática
produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e
conceitos consolidados como conhecimento novo.
Segundo Maruny Curto
(2000), muitas crianças não se interessam pela leitura, pois não recebem
estímulos, se esse não ocorrer por parte dos pais fora da escola, é
dever do professor suprir essa deficiência dentro da escola, tentando despertar
nos alunos esse gosto pela leitura, Ler não é apenas decodificar os signos. Ler
é atravessar o texto, interagindo com o autor na busca e na produção de
sentidos; é ser competente para compreender e decifrar a realidade; é saber
interpretar símbolos, imagens, gestos, etc., promovendo petições, interferências
e a comunicação das várias formas do texto entre si (intertextualidade).
OBJETIVOS
GERAL:
Fomentar o gosto pela
leitura desde o início das etapas de escolaridade, onde o professor seja
mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido, e
esteja contextualizada, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado.
ESPECÍFICOS:
Promover um maior índice de
leitura pelos alunos.
Conhecer o autor e contexto histórico
de suas obras;
Proporcionar aos alunos o hábito e o
prazer da leitura;
Levar o aluno a desenvolver atividade
oral;
Desenvolver as habilidades de artes dos
alunos;
Favorecer as relações sociais por meio
de apresentações culturais;
Identificar as diferentes formas de
viajar através da leitura.
Entender que a leitura e a escrita
desafiam nossa imaginação e
Possibilita nosso crescimento
intelectual;
Utilizar diferentes linguagens como
meio para produzir, expressar e permitir a construção de pontos de vista de uma
visão de mundo, e atribuição de sentido;
Incentivar a formação de leitores;
Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e
individualmente;
Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras
ortográficas da Língua Portuguesa;
Oportunizar aos estudantes o acervo de
inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar
seus conhecimentos e suas capacidades criativas.
METODOLOGIA
O Projeto “Brincando no mundo
da Literatura”, tem o intuito
de tornar a leitura um momento de prazer para seus alunos. Segundo os
Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) a formação de um aluno leitor crítico
se faz a partir do momento em que o professor mostra aos alunos o prazer da
leitura, isso ocorre quando seu trabalho usa de textos diversificados e que vão
de encontro com a realidade do aluno. O papel da escola não é só fazer com que
os alunos leiam e produzam textos, mas sim, que leiam e produzam de modo que
cada criança seja capaz de gerir sozinha sua tarefa de leitura e escrita. Trabalhar
de forma dinâmica informações sobre alguns autores e leitura de diversas
fábulas e também a interpretação oral. Em seguida serão levados alguns livros
para sala de aula para que os alunos façam a leitura oral através das imagens,
os alunos serão levados a produzir desenhos em que contem suas próprias
histórias, também serão desenvolvidas atividades tais como: caça–palavras,
cruzadinhas e produção de paródias com os personagens da fábula, serão
trabalhadas também ilustrações de algumas fábulas.
7- RECURSOS
MATERIAIS:
Sala de leitura computador e
impressora; papel almaço com pautas, Livros; revistas; cartolinas, tesouras, CDs
de histórias infantis, literatura infantil e infanto-juvenil, papel sulfite,
fita adesiva, fita dupla face, cadernos, borracha, lápis de cor, literatura
brasileira, pincéis atômicos e de quadro branco, apagadores, cadernos, DVDs
(vídeo) TV, aparelho de DVD; jogos educativos.
8- AVALIAÇÃO
O aluno é visto como sujeito do processo, ativo, que não só
memoriza e reproduz conhecimentos, mas também os constrói, ocorrerá
através da efetuação do processo gradativo e contínuo, em que
estaremos analisaremos possíveis falhas e oportunizando as correções
necessárias, dessa forma, o aluno é participante ativo do processo de
avaliação, em todos os seus momentos, também se auto-avaliando.
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