terça-feira, 12 de novembro de 2013

PROJETO: BRINCANDO NO MUNDO DA LITERATURA

 JUSTIFICATIVA      

   O projeto “Brincando no mundo da Literatura” tem por objetivo auxiliar o trabalho dos professores em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertá-los para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando – os a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.
        Segundo Maruny Curto (2000), muitas crianças não se interessam pela leitura, pois não recebem estímulos, se esse não ocorrer  por parte dos pais fora da escola, é dever do professor suprir essa deficiência dentro da escola, tentando despertar nos alunos esse gosto pela leitura, Ler não é apenas decodificar os signos. Ler é atravessar o texto, interagindo com o autor na busca e na produção de sentidos; é ser competente para compreender e decifrar a realidade; é saber interpretar símbolos, imagens, gestos, etc., promovendo petições, interferências e a comunicação das várias formas do texto entre si (intertextualidade).
          

 OBJETIVOS

 GERAL:
   Fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, onde o professor seja mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido, e esteja contextualizada, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado.

ESPECÍFICOS:

 Promover um maior índice de leitura pelos alunos.
Conhecer o autor e contexto histórico de suas obras;
Proporcionar aos alunos o hábito e o prazer da leitura;
Levar o aluno a desenvolver atividade oral;
Desenvolver as habilidades de artes dos alunos;
Favorecer as relações sociais por meio de apresentações culturais;
Identificar as diferentes formas de viajar através da leitura.
Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e
Possibilita nosso crescimento intelectual; 
Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e atribuição de sentido;
Incentivar a formação de leitores;
Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.



 METODOLOGIA

O Projeto “Brincando no mundo da Literatura”, tem o intuito de tornar a leitura um momento de prazer para seus alunos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) a formação de um aluno leitor crítico se faz a partir do momento em que o professor mostra aos alunos o prazer da leitura, isso ocorre quando seu trabalho usa de textos diversificados e que vão de encontro com a realidade do aluno. O papel da escola não é só fazer com que os alunos leiam e produzam textos, mas sim, que leiam e produzam de modo que cada criança seja capaz de gerir sozinha sua tarefa de leitura e escrita. Trabalhar de forma dinâmica informações sobre alguns autores e leitura de diversas fábulas e também a interpretação oral. Em seguida serão levados alguns livros para sala de aula para que os alunos façam a leitura oral através das imagens, os alunos serão levados a produzir desenhos em que contem suas próprias histórias, também serão desenvolvidas atividades tais como: caça–palavras, cruzadinhas e produção de paródias com os personagens da fábula, serão trabalhadas também ilustrações de algumas fábulas.

 7- RECURSOS

 MATERIAIS:
  Sala de leitura computador e impressora; papel almaço com pautas, Livros; revistas; cartolinas, tesouras, CDs de histórias infantis, literatura infantil e infanto-juvenil, papel sulfite, fita adesiva, fita dupla face, cadernos, borracha, lápis de cor, literatura brasileira, pincéis atômicos e de quadro branco, apagadores, cadernos, DVDs (vídeo) TV,  aparelho de DVD; jogos educativos.

 8- AVALIAÇÃO

      O aluno é visto como sujeito do processo, ativo, que não só memoriza e reproduz conhecimentos, mas também os constrói, ocorrerá através da efetuação do processo gradativo e contínuo, em que estaremos analisaremos possíveis falhas e oportunizando as correções necessárias, dessa forma, o aluno é participante ativo do processo de avaliação, em todos os seus momentos, também se auto-avaliando.


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