A Ética e o Idoso: Projeto Quero Vida
Dados da
Aula
O que o
aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o Estatuto do Idoso e
seus principais artigos.
Identificar situações em que os
idosos são tratados com respeito e aquelas em que eles são tratados de forma
desrespeitosa, descumprindo o Estatuto.
Conscientizar-se dos programas
sociais desenvolvidos na cidade destinados à terceira idade, nas áreas de
saúde, cultura, lazer e esporte.
Duração
das atividades
De uma a duas semanas.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É facilitador para o
desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética e que tenham
noções básicas de informática, de leitura, interpretação e escrita.
Estratégias
e recursos da aula
Atividade 1
Inicie a aula lendo com os alunos
a Cartilha Estatuto do idoso
Logo em seguida, explore com os alunos
os direitos dos idosos abordados na cartilha e garantidos pelo Estatuto:
Ø
Atendimento preferencial.
Ø
Permanência do idoso no convívio da
própria família.
Ø
O idoso não pode ser maltratado,
ofendido, explorado, ameaçado. Ele tem direito à liberdade, ao respeito e a dignidade.
Ø
Frequentar escola e pagar metade do
preço do ingresso para teatro, cinema, jogo de futebol... O idoso tem direito à
educação, cultura, esporte e lazer.
Ø
Andar gratuitamente de ônibus, trem e
metrô. Direito do idoso ao transporte.
Ø
Vagas reservadas nos estacionamentos.
Ø
Trabalhar em qualquer atividade.
Direito à profissionalização e ao trabalho.
Após a leitura da Cartilha, solicite
aos alunos que se organizem em grupos. Cada grupo deverá fazer um texto
argumentativo onde eles irão discutir sobre um determinado direito do idoso.
Eles poderão escolher o direito à saúde, à assistência social, à justiça, ao
transporte, à habitação, à educação, lazer, cultura e esporte, à alimentação,
dentre outros, e em seguida, afixadas em um mural da sala para possibilitar
consultas posteriores.
Atividade 2
IDENTIFICANDO SITUAÇÕES EM QUE OS IDOSOS SÃO
TRATADOS COM RESPEITO E DIGNIDADE!
Prosseguindo: Apresente aos alunos as imagens
sugeridas abaixo, a fim de ilustrar algumas ações de cumprimento do Estatuto do
Idoso. Desafie a turma a identificar os direitos dos idosos associados a cada
imagem exibida e peçam que eles anotarem ao lado da foto.
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
... MAS NEM SEMPRE OS DIREITOS DOS IDOSOS SÃO RESPEITADOS!
Atividade
3
Assistir
o filme: UP altas aventuras e fazer uma análise.
O filme
retrata a vida do Sr. Carl Fredricksen, um velhinho que, após perder sua esposa
e ser obrigado a deixar sua casa, decide realizar o sonho de sua mulher e
partir para uma viagem até a América do Sul, junto com sua casa presa a
inúmeros balões. Inesperadamente Russell, um garoto que se denomina “explorador
da natureza”, embarca com Carl nessa aventura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário