terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mini projeto para o mês do idoso.


A Ética e o Idoso: Projeto Quero Vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o Estatuto do Idoso e seus principais artigos.
Identificar situações em que os idosos são tratados com respeito e aquelas em que eles são tratados de forma desrespeitosa, descumprindo o Estatuto.
Conscientizar-se dos programas sociais desenvolvidos na cidade destinados à terceira idade, nas áreas de saúde, cultura, lazer e esporte.


Duração das atividades

De uma a duas semanas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética e que tenham noções básicas de informática, de leitura, interpretação e escrita.







Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Inicie a aula lendo com os alunos a Cartilha Estatuto do idoso
Logo em seguida, explore com os alunos os direitos dos idosos abordados na cartilha e garantidos pelo Estatuto: 
Ø   Atendimento preferencial.
Ø  Permanência do idoso no convívio da própria família.
Ø  O idoso não pode ser maltratado, ofendido, explorado, ameaçado. Ele tem direito à liberdade, ao respeito e a dignidade.
Ø  Frequentar escola e pagar metade do preço do ingresso para teatro, cinema, jogo de futebol... O idoso tem direito à educação, cultura, esporte e lazer.
Ø  Andar gratuitamente de ônibus, trem e metrô. Direito do idoso ao transporte.
Ø  Vagas reservadas nos estacionamentos.
Ø  Trabalhar em qualquer atividade. Direito à profissionalização e ao trabalho. 


Após a leitura da Cartilha, solicite aos alunos que se organizem em grupos. Cada grupo deverá fazer um texto argumentativo onde eles irão discutir sobre um determinado direito do idoso. Eles poderão escolher o direito à saúde, à assistência social, à justiça, ao transporte, à habitação, à educação, lazer, cultura e esporte, à alimentação, dentre outros, e em seguida, afixadas em um mural da sala para possibilitar consultas posteriores.

  

Atividade 2

 

IDENTIFICANDO SITUAÇÕES EM QUE OS IDOSOS SÃO TRATADOS COM RESPEITO E DIGNIDADE!   

 


Prosseguindo: Apresente aos alunos as imagens sugeridas abaixo, a fim de ilustrar algumas ações de cumprimento do Estatuto do Idoso. Desafie a turma a identificar os direitos dos idosos associados a cada imagem exibida e peçam que eles anotarem ao lado da foto.
Imagem 1


Imagem 2



Imagem 3


Imagem 4 









... MAS NEM SEMPRE OS DIREITOS DOS IDOSOS SÃO RESPEITADOS!   



Atividade 3

Assistir o filme: UP altas aventuras e fazer uma análise.
O filme retrata a vida do Sr. Carl Fredricksen, um velhinho que, após perder sua esposa e ser obrigado a deixar sua casa, decide realizar o sonho de sua mulher e partir para uma viagem até a América do Sul, junto com sua casa presa a inúmeros balões. Inesperadamente Russell, um garoto que se denomina “explorador da natureza”, embarca com Carl nessa aventura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário