Proinfo: - REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

As tecnologias na educação tende a se tornar mais e mais audiovisuais, instantâneas e abrangentes. Caminhamos para formas fáceis de vermo-nos, ouvirmo-nos, falarmo-nos, escrevermo-nos a qualquer momento, de qualquer lugar, a custos progressivamente menores. Com as tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, o conceito de presença e distância se altera profundamente e as formas de ensinar e aprender também. 



Quando aplicamos atividades lúdicas em sala temos que ter a consciência de que não há possibilidade de dar receitas, uma vez que a atividade proposta estará envolvida com múltiplos fatores sociais, os quais irão variar de acordo com o grupo. Cabe então ao professor fazer adequação e modificação no que se pretende ensinar. Com isso, a articulação de sua teoria/prática será inteiramente responsabilidade do docente. Ao propor uma atividade lúdica deverá analisar as possibilidades de utilização em sala de aula e também adotar critérios para analisar o valor educacional das atividades que deseja trabalhar. 




As atividades com hipertexto e internet visa o desenvolvimento da criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas, dar oportunidade para que aprenda a jogar e a participar ativamente enriquecendo o relacionamento entre os alunos. O projeto está sendo desenvolvido com crianças do 6º ao 9º tanto no laboratório de informática quanto em sala de aula, envolvendo a disciplina de língua portuguesa, com duração de três meses.




Referências:




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