As tecnologias na educação
tende a se tornar mais e mais audiovisuais, instantâneas e abrangentes.
Caminhamos para formas fáceis de vermo-nos, ouvirmo-nos, falarmo-nos,
escrevermo-nos a qualquer momento, de qualquer lugar, a custos progressivamente
menores. Com as tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, o conceito de
presença e distância se altera profundamente e as formas de ensinar e aprender
também.
Quando aplicamos atividades lúdicas em sala temos
que ter a consciência de que não há possibilidade de dar receitas, uma vez que
a atividade proposta estará envolvida com múltiplos fatores sociais, os quais
irão variar de acordo com o grupo. Cabe então ao professor fazer adequação e
modificação no que se pretende ensinar. Com isso, a articulação de sua
teoria/prática será inteiramente responsabilidade do docente. Ao propor uma
atividade lúdica deverá analisar as possibilidades de utilização em sala de
aula e também adotar critérios para analisar o valor educacional das atividades
que deseja trabalhar.
As atividades com
hipertexto e internet visa o desenvolvimento da criatividade, a sociabilidade e
as inteligências múltiplas, dar oportunidade para que aprenda a jogar e a
participar ativamente enriquecendo o relacionamento entre os alunos. O projeto
está sendo desenvolvido com crianças do 6º ao 9º tanto no laboratório de
informática quanto em sala de aula, envolvendo a disciplina de língua
portuguesa, com duração de três meses.
Referências:
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