quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Avaliação de História

Os índios visitam Cabral
          “Quando eles vieram a bordo, o capitão estava sentado numa cadeira, bem vestido, com um colar muito grande no pescoço, e tendo aos seus pés, por estrado, um tapete. (...) E eles entraram sem qualquer sinal de cortesia ou de desejo de dirigir-se ao capitão ou a qualquer outra pessoa presente, em especial. Todavia, um deles fixou o olhar no capitão e começou a acenar para a terra e logo em seguida para o colar, como querendo dizer que ali havia ouro. Fixou igualmente um castiçal de prata e da mesma maneira acenava para a terra e logo em seguida para o colar, como querendo dizer que ali também houvesse prata. Mostraram-lhe um papagaio pardo que o capitão também trouxe consigo: pegaram-no e logo com a mão acenavam para a terra, como a dizer que ali os havia.
         Mostraram-lhes um carneiro: não fizeram caso dele; uma galinha: quase tinham medo dela - não queriam tocar, para logo depois tomá-la, com grande espanto nos olhos.
          Deram-lhes de comer: pão e peixe cozido, confeitos, e balas, mel e figos passados. Não quiseram comer quase nada daquilo. E se provavam alguma coisa, logo cuspiam de nojo. Trouxeram-lhes vinho numa taça, mas apenas haviam provado o sabor, imediatamente demonstraram de não gostar e não quiseram. (...)”
(TUFANO, Douglas . Estudo de Literatura Brasileira.São Paulo: Moderna ,1995.p.32 e 33.)

1- No texto de Caminha, o que nos faz perceber que existiam diferenças entre os costumes de portugueses e índios? Preencha a tabela.

ASPECTOS
PORTUGUESES
INDÍGENAS
Língua




Alimentação




 Maneiras





   2- A religião era muito importante para os portugueses no século XVI, por isso trouxe ao Brasil os padres Jesuítas. Qual era a função dos jesuítas? 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Assinale as alternativas correta: 
(       ) Do convívio com o homem branco o índio adquiriu doenças mortais, como o sarampo e a gripe.
(       ) Os índios tinham a seu favor, na luta contra os portugueses o fato de conhecerem bem a região e o interior das matas.
(       ) Atualmente há um número maior de índios no Brasil, que na época do descobrimento.
(    ) Os índios apesar de ter sua crença, precisavam ser catequizados pois eram bichos do mato e precisavam mudar seus costumes.
4-- Responda :
Os primeiros habitantes das terras do Brasil eram os ..............................................................
b). O objetivo das Grandes Navegações era o de encontrar um caminho para as .......................
c) O povo brasileiro começou a se formar através da mistura do.............................., que veio da África, do.................................... que veio colonizar a terra e do ..........................que já vivia aqui.

5- Marque V para Verdadeiro e F para Falso: 

(    ) O primeiro nome dado ao território brasileiro em sua descoberta foi Ilha de Vera Cruz.
(    ) Vasco da Gama descobriu o Brasil.
(    ) No dia 22 de Abril de 1500, Pedro Álvares Cabral e sua esquadra chegaram ao Brasil.

6 - Os portugueses ao chegarem ao Brasil, começaram a procurar 

(    ) pelas índias mais belas
(    ) riquezas como ouro, prata, pedras preciosas e especiarias.
(    ) um local calmo pra descansar da viagem.
(    ) por animais selvagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário