quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Avaliação de Ciências

ATIVIDADES AVALIATIVAS DE CIÊNCIAS (Valor 2.5)
Nome da Escola: Joaquim Xavier de Oliveira
Nome do Aluno: ______________________________________série: ______Data: ____/___/____
Professora: Rozenilda F. M. Assunção

Habilidades a serem avaliadas: Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais; 
Conteúdo: Floresta Amazônica
Localização: A maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima, Tocantins, Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão) Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo", Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.
 Conhecendo a floresta:
É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta Amazônica é o perfeito equilíbrio
 Problemas atuais enfrentados pela floresta Amazônica:
Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.
 Possui três tipos de vegetação, classificadas de acordo com a proximidade em relação aos rios:
ü  Mata de Várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: Seringueira, Jatobá e Maçaranduba.

ü  Mata de igapó: Essa composição vegetativa ocorre em áreas de baixo relevo próximas a rios, permanecendo, por essa razão, alagada. As plantas dessas áreas apresentam estatura máxima de 20 metros, além de cipós e plantas aquáticas.

ü  Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: Castanha-do-Pará, Caucho e Guaraná.

1- Qual a localização da floresta Amazônica? (estados).
R:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
2-Quais são os apelidos da floresta Amazônica?
R:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
3-Como são os solos da floresta Amazônica?
R:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.





4- Quais as matas que formam a floresta Amazônica? Suas principais características?
Dê um exemplo para cada mata.
R:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
5- Quais são os principais problemas que tem ocorrido na Amazônia?
R:`______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.





Nenhum comentário:

Postar um comentário