sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Atividades para filosofar... A Humildade.



Quem é humilde transmite a imagem de frágil?
Algumas pessoas consideram a humildade como um ser menos digno, com menos potencial, menos capaz. Quanta ignorância! E assim querem ser tudo, menos humildes pisam nos outros como se estivessem lidando com seres isentos de qualquer sentimento. 
Na verdade, tratam aos outros dessa maneira por não considerarem seus próprios sentimentos, pois ter sentimento pode representar ser fraco. Não respeitam nada nem ninguém, pois também não se respeitam. Apenas tratam aos outros da maneira como foram tratadas na maior parte de suas vidas e como ainda se tratam. No fundo, sentem que não são merecedores de amor e assim se tornam incapazes de amar, tornando as relações com quem se envolvem como grande fonte de sofrimento.
A pessoa arrogante, orgulhosa, não conquistou a humildade, pois não sabe apreciar e valorizar a simplicidade. Tem sempre que demonstrar seu ar de superioridade, nem que para isso seja preciso menosprezar quem está ao seu lado, pois acredita ser esse o caminho que irá garantir ser reconhecido. Ao desprezar o outro, com tudo que ele faz e demonstra, o faz acreditar ser que é melhor ou superior.
Claro que falar de humildade não torna ninguém humilde. Mas por que é tão difícil praticar a humildade? Nossa sociedade ainda, infelizmente, associa humildade com inferioridade, fraqueza. Associa ainda com submissão e pobreza. Quando na verdade está relacionada com distinção, respeito, gentileza, sensibilidade, graciosidade, simplicidade...
Características muito diferentes do que acreditam ser humilde. Afinal, quem tem plena consciência do seu valor pessoal não precisa se exaltar, se mostrar aos outros, nem se comparar, nem ser melhor. Não sente necessidade de exibir sua capacidade, seu poder, se o tiver, seu prestígio ou cultura, porque tem consciência de seus valores internos. Não precisa diminuir o outro para que consiga se elevar.
As pessoas humildes realçam e valorizam as "pequenas grandes" conquistas do dia-a-dia em sua essência. Tratam as outras pessoas como seres dignos de respeito, pois possuem a capacidade de se colocarem no lugar do outro em seu sofrimento.


Questões.

  • E você, como se comporta perante o sofrimento das pessoas? 
  • Como trata as pessoas que estão à sua volta? 
  • Como enfrenta as dificuldades que surgem em seu caminho? 
  • Como trata aqueles que por vezes te machucam?
  • Por que por vezes se torna tão complicado ser flexível diante de alguns acontecimentos? 
  • Por que tendemos a agir por impulsividade, sem pensar e sem analisarmos as próprias atitudes, como se só o outro fosse errado? 
  • Será que somos honestos com o outro como gostaríamos que fossem conosco?


2 comentários:

  1. Olá Rose, bom dia minha amiga! Seu texto é perfeito, concordo com você, humildade não significa ser menos e sim ser mais, mais tolerante, mais compreensivo,ter mais amor ao próximo, levar a vida com mais leveza. Você disse tudo não tenho mais nada a acrescentar...Parabéns, precisamos falar muito sobre isso, quem sabe gere algum resultado positivo nos arrogantes e prepotentes.
    Beijos com muito carinho e tenha um doce final de semana.
    Marilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marilene, eu usei esse texto nas aulas de filosofia, deram bons resultados. Tenho vários textos desse tipo estou sempre postando aqui assim outros professores podem utilizar tbm. Bjus

      Excluir