Essas atividades estão sendo aplicadas nas aulas de letramento da professora Lúcia, com as
turmas do 6º ao 9º ano do Programa Mais Educação (Escola Altamir Billy Soares)
Oficina de jogos Língua Portuguesa
A importância do lúdico na aprendizagem,
com auxílio dos jogos.
A educação
para obter um ensino mais eficiente aperfeiçoou novas técnicas didáticas
consistindo numa prática inovadora e prazerosa. Dentre essas técnicas temos o
lúdico, um recurso didático dinâmico que garante resultados eficazes na
educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado na execução da
atividade elaborada. O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos
professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências, permitindo
que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa.
Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e
que, sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando
cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar
situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa
aula diferente e criativa, sem ser rotineira.
A educação
tem por objetivo principal formar cidadãos críticos e criativos com condições
aptas para inventar e ser capazes de construir cada vez mais novos
conhecimentos. O processo de Ensino/Aprendizagem está constantemente
aprimorando seus métodos de ensino para a melhoria da educação. O lúdico é um
desses métodos que está sendo trabalhado na prática pedagógica, contribuindo
para o aprendizado do alunado possibilitando ao educador o preparo de aulas
dinâmicas fazendo com que o aluno interaja mais em sala de aula, pois cresce a
vontade de aprender, seu interesse ao conteúdo aumenta e dessa maneira ele
realmente aprende o que foi proposto a ser ensinado, estimulando-o a ser
pensador, questionador e não um repetidor de informações. É preciso ressaltar
que o termo lúdico etimologicamente é derivado do Latim “ludus” que significa
jogo, divertir-se e que se refere à função de brincar de forma livre e
individual, de jogar utilizando regras referindo-se a uma conduta social, da
recreação, sendo ainda maior a sua abrangência. Assim, pode-se dizer que o
lúdico é como se fosse uma parte inerente do ser humano, utilizado como recurso
pedagógico em várias áreas de estudo oportunizando a aprendizagem do indivíduo.
Dessa forma, percebem-se as diversas razões que levam os educadores a
trabalharem no âmbito escolar as atividades lúdicas. Convém ressaltar que o
educador deve ter cuidado ao desenvolver uma atividade trabalhando o lúdico,
por ser uma tarefa dinâmica, o professor fica na condição de estimulador,
condutor e avaliador da feitura da atividade, no entanto o educador é o elo
entre o lúdico e os alunos, da mesma forma deve ater-se na quantidade de
atividades lúdicas, pois utilizada exageradamente acabam tornando-se rotineira
e transformando-se numa aula tradicional.
Trabalhar com os jogos na sala de aula possibilita
diversos objetivos, dentre eles, foram pontuados os seguintes:
Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as
inteligências múltiplas;
Dar oportunidade para que aprenda a jogar e a participar
ativamente;
Enriquecer o relacionamento entre os alunos;
Adquirir novas habilidades;
Aprender a lidar com os resultados independentemente do
resultado;
Aceitar regras;
Respeitar essas regras;
Desenvolver e enriquecer sua personalidade tornando-o
mais participativo e espontâneo perante os colegas de classe;
Aumentar a interação e integração entre os participantes;
Lidar com frustrações se portando de forma sensata;
Proporcionar a autoconfiança e a concentração.
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