Síntese do Texto: A Sociedade da
Aprendizagem e o desafio de converter informação em Conhecimento.
Lucineide de Oliveira Lima.
Rozenilda de Fátima Maciel Assunção.A sociedade moderna produziu
informações que nenhuma outra jamais produziu. A aprendizagem se tornou uma
exigência social. Essa exigência se tornou uma contradição: “cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa na tentativa de
aprender” (Pozo, 2008).
Estamos
lidando com muita informação, com diversas tecnologias, porém é visível que
crianças e adultos não conseguem interpretá-las. Educacionalmente, as dificuldades de
aprendizagem são interpretadas como fracasso escolar. A escola não acompanhou o
desenvolvimento do mundo da informação. A incorporação das tecnologias
multimídias no processo ensino-aprendizagem tornou-se um desafio crescente. A
escola já não pode proporcionar toda a informação relevante com base no modelo
tradicional. Uma nova cultura da aprendizagem deve ser implantada visando à
formação de cidadãos para uma sociedade aberta e democrática, tornando-os mais
flexíveis, eficazes e autônomos.
As tecnologias da
informação vêm criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento e
a escola não pode ignorar essa nova cultura do saber. A informatização do
conhecimento tornou mais acessível todos os saberes ao conhecimento. Porém,
para desvendar esse conhecimento, comunicar-se com ele sem se deixar alienar
por tal fluxo enorme de informação, são necessárias maiores competências cognitivas
dos leitores dessas novas fontes.Na perspectiva dessa nova
cultura da aprendizagem é necessário aprender a conviver com a diversidade de
ideias e com a relatividade das teorias, com a exigência de múltiplas
interpretações de toda informação, para formar, a partir delas, o próprio ponto
de vista. Essa flexibilidade do saber se contrapõe às escolásticas que pregavam
verdades estabelecidas e indiscutíveis, permitindo assim, que haja mudanças de
crenças ou teorias implícitas sobre a aprendizagem, pondo em dúvidas as
verdades estabelecidas por uma tradição cultural.Dessa forma, cumprir essa nova
exigência social em relação à aprendizagem requer transformações no
aprender/ensinar e no relacionar-se com o conhecimento. E isso não deixa de ser
um grande desafio a ser enfrentado.
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